Cohab Raposo Tavares

Em março de 2017, foi iniciado projeto assistencial piloto na Comunidade Raposo Tavares, no qual a terapêutica Biokybernetik Smit 8 foi oferecida à população alvo. As coordenadoras apresentaram o projeto à equipe de saúde da família responsável pela assistência à comunidade alvo. Os agentes de saúde convidaram pessoas da comunidade para conhecer a terapia. Não foi determinado critério para a seleção dos pacientes.

O projeto aconteceu às terças-feiras, quinzenalmente. O período de atendimento foi das 14 às 17 horas.

Os pacientes novos foram submetidos a uma anamnese realizada pelos terapeutas para identificação dos problemas de saúde. Apesar de haver dias específicos para o cadastramento, em praticamente todos os períodos de atendimento chegaram novos pacientes solicitando atendimento. Os mesmos foram acolhidos na maior parte das vezes.

No início do projeto, havia duas terapeutas e uma maca. No final do projeto, havia cinco terapeutas e foram providenciados dez leitos.

Os pacientes que chegam ao projeto receberam senhas. Em cada ciclo atendimento, foram chamados dez pacientes que se posicionaram nos dez leitos. A terapia individual consiste na realização do procedimento (10-15 minutos) seguida pelo relaxamento na maca (10 minutos). Depois de encerrado o ciclo dos dez atendimentos, os pacientes são liberados para que se inicie o ciclo seguinte.

Entre março e dezembro de 2017, foram realizados cerca de 300 atendimentos (média de 30 atendimentos por período, total de 10 períodos). Em 2018, foram realizados cerca de 400 atendimentos (35 a 40 pacientes por período, total de 11 períodos). O grupo de paciente foi composto majoritariamente por mulheres idosas com queixa de dor.

Ao final do ano, foram realizadas entrevistas estruturadas com o objetivo de averiguar a percepção que os pacientes tiveram sobre os efeitos da terapêutica Biokybernetik Smit na saúde.

Foram elaborados questionários com perguntas fechadas que buscaram expressar a percepção dos pacientes com relação aos efeitos da terapêutica, no que tange aos seguintes aspectos: sono, humor, flexibilidade e conforto postural e dor. A entrevista foi realizada pelos terapeutas e as respostas foram registradas em formulário online. Foram entrevistados 35 pacientes.

Resultados

Entre os pacientes entrevistados:

  • 87.1% referiram melhora das dores;

  • 84.4% referiram melhora da flexibilidade;

  • 76.5% dos pacientes referiram melhora da qualidade do sono;

  • 73,5% dos pacientes referiram melhora do humor;

  • 71.9% notaram melhora da postura.

Seguem, abaixo, alguns depoimentos livres feitos pelos pacientes entrevistados:

“Eu vim aqui porque eu tinha muita dor. Tomei dois anos de remédio todos os dias (Nimesulida). Depois que eu comecei a fazer o tratamento (há cinco meses) tomei somente duas vezes o remédio. Não tenho mais a dor que eu sentia, que era muito grande, eu não conseguia andar. Hoje estou bem melhor e não faço uso mais de remédio nenhum para a dor.”

“Está sendo uma benção porque eu estava com o tendão do braço três dedos abaixo do normal e eu tinha que fazer uma cirurgia. Hoje, eu penteio meus cabelos, hoje eu namoro, hoje eu sou feliz. Eu não dependo das minhas vizinhas para pentear os meus cabelos porque hoje estou muito bem cuidada por eles (terapeutas) aqui (...). Peço a Deus todos os dias para que Deus abençoe sempre eles para eles estarem sempre com a gente.”

“Logo quando eu iniciei o tratamento, eu tinha várias queixas. Uma delas, que eu melhorei muito, foi a insônia. Eu tinha muita insônia, não conseguia dormir direito, Não sentia sono, na verdade. Passei a sentir (sono) depois que eu comecei o tratamento. Eu tive espasmo (palpebral) devido a uma paralisia facial que eu tive, melhorei bastante. Eu repuxava o olho, hoje já não repuxo mais. Sentia muita dor no nervo do pescoço, também melhorei, não sinto mais. De várias formas, eu me senti bem melhor com o tratamento.”

“Eu gostei muito deste tratamento, desta técnica. Quando eu comecei aqui, eu tinha muita dor no joelho, nas articulações. Eu considero que eu melhorei uns 80%. Eu também sentia dor na coluna lombar e depois desta técnica, eu também melhorei muito.”

"Estou mais calma e relaxada. Quando tenho problema, já não fico muito ansiosa."

“Depois do primeiro dia que a doutora começou aqui, eu estou melhorando. Antes, eu era nervosa, muito impaciente. Eu sempre agradeço a Deus de ter vocês aqui porque eu melhorei muito. Melhorei meu jeito de estar, melhorei meu nervoso, porque eu era agitada. Sou muito grata. As dores maneiraram mais. Estou bem, graças a Deus, graças a vocês eu estou maravilhosa.”